quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Histórico da EMEF STÉLIDA DIAS


A EMEF Stélida Dias surgiu como “Escola Rural” a partir da construção da Estrada de Ferro Santa Leopoldina que atraiu centenas de trabalhadores. Aproveitando as boas condições do local, fixaram residência nos campos das fazendas existentes, formando uma pequena vila. Mais tarde, por necessidade, a escola foi ampliada e recebeu o nome de “Escolas Reunidas de Campo Grande”. Na década de 60, o Sr. Expedito Garcia doou o terreno para uma nova ampliação e a escola que passou a oferecer o ensino fundamental. O nome foi em homenagem à professora primária normalista Stélida Dias, que exerceu trabalho assíduo e abnegado como professora e educadora.
O primeiro registro oficial foi de 29/05/62 que nomeou a escola como “Escola Estadual de 1º grau Stélida Dias”. Em 10/06/81, obteve o Ato de Aprovação do Conselho Estadual de Educação e em 28/11/1976 foi oficialmente publicado. Em Maio de 2006 a EMEF passa a ter como órgão mantenedor a Prefeitura Municipal de Cariacica.
Atualmente a EMEF “STÉLIDA DIAS” possui 11 salas de aula atendendo a um número aproximado de 950 alunos distribuídos nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos turnos matutino, vespertino e noturno. Possui sala de vídeo, laboratório de informática, quadra coberta e biblioteca, entre outros.
Os princípios filosóficos e pedagógicos da escola estão pautados na Educação Cidadã que diz respeito à visão de mundo, a relação com a sociedade, com a pessoa humana e com o que se entende por Educação.

2 comentários:

  1. eu estudo nessa escola a 4 anos e eu e uma amiga minha estamos investigando sobre isso sobre a morte de estelida dias então que dizer que os ORGAOS dela estão la na escola interessante vou pesquisar mais

    ResponderExcluir